Coco Chanel

Oiiieh Meninas, tudo bem? Coração

Já ouviram falar de Gabrielle Bonheur Chanel? Ou Coco Chanel, não? Mas da Chanel sim né? Ela é minha preferida no mundo da moda e depois de conhecer um pouquinho da história dela, vocês nunca mais vão olhar pra Chanel da mesma forma.

Vamos á história dela então? Prometo ser breve e tornar a leitura bem agradável!

coco chanel3

Gabrielle Bonheur Chanel (Saumur, 19 de agosto de 1883 – Paris, 10 de janeiro de 1971)

Foi uma estilista francesa e fundadora da marca Chanel S.A.. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.

Ela teve uma infância bem difícil, filha da mãe solteira Eugénie Jeanne Devolle, uma lavadeira, e nasceu em um “hospital de caridade dirigido pelas Irmãs da Providência” em Saumur, França. Seu pai, Albert Chanel, era um vendedor de rua, que comercializava roupas de trabalho e roupas íntimas. Em 1895, quando Gabrielle tinha doze anos, sua mãe morreu de bronquite e seu pai colocou as duas filhas em um orfanato, chamado Colégio Nossa Senhora da Misericórdia, enquanto os dois filhos trabalhavam em uma quinta.

Um tempo depois, Chanel passou a inventar histórias de sua vida para ocultar suas origens.

coco chanelcoco chanel7coco chanel5coco chanel6

coco chanel8

Aos 18 anos, ela deixa o orfanato sendo transferida para um pensionato para moças, mantido por religiosas católicas. Lá se aperfeiçoa como costureira e reencontra sua tia Adrienne.  Ambas têm quase a mesma idade e sobretudo a mesma ambição de sair da condição de pobreza. Em 1903, consideradas aptas a manejar agulha e linha, as duas jovens são encaminhadas pelas freiras à Maison Grampayre, um ateliê de costura especializado na confecção de enxovais. Agora independentes, ambas decidem deixar o pensionato e passam a dividir um quarto.

 

Por volta de 1907-1908, muito cortejada, Chanel faz suas primeiras aparições em um café-concerto frequentado por oficiais de um regimento de cavalaria estacionado em Moulins. Lá, ela se apresenta como cantora. Seu apelido, Coco, surgido nessa época, foi dado pelos oficiais.

coco chanel9

Cercada por vários jovens oficiais, muitos deles ricos ou aristocráticos, ela acaba por seduzir um deles, Etienne Balsan (1880-1953), um socialite, herdeiro de uma fábrica de tecidos que fazia uniformes do exército. Ele a hospeda em seu castelo. Possivelmente foram amantes por alguns meses mas se mantiveram amigos por toda a vida.

coco chanel4A amizade com Balsan lhe propicia frequentar um ambiente de alta classe, onde, por volta de 1909, ela conhece o o milionário inglês Arthur Capel, que seria o grande amor da sua vida. Capel ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus, que faria Chanel tornar-se um sucesso e logo apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. O romance durou cerca de 10 anos quando, tragicamente, ele morre em um acidente de carro.

coco chanel10

Coco Chanel faleceu em 1971, no Hôtel Ritz Paris, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que foram vestidas com suas roupas em sinal de homenagem. Foi sepultada no Cemitério Bois-de-Vaux  na Suíça. Depois da sua morte, encontraram em sua casa desenhos de roupas para uma nova coleção.

coco chanel12 E para finalizar, uma da suas frases mais conhecida:

“O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito”.

Coco Chanel

 

 

 

Untitled1 (2)

Share This:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.