Jóias Turcas!

Oiiieh Meninas! Coração

As jóias da Turquia são especiais por terem história, (herança do Império Bizantino), e por serem vendidas em um lugar também de grande importância histórica para o país, o Grande Bazaar. Desde de 1461 é o “shopping” mais antigo do mundo em funcionamento, Nesse mercado, com cerca de cinco mil lojas, um dos segmentos em destaque é a joalheria que vendem  jóias das mais preciosas até às de menos valor…Elas estão lá recheando as vitrines com seus detalhes e pedras exuberantes.
Jóias TurcasJóias Turcas1
Há jóias de todos os tipos no Grand Bazaar, mas as que mais chamam atenção são as de modelos mais rústicos, toda em ouro lembrando muito as joias egípcias. Aquelas que sempre vemos nos filmes em que a rainha Cleópatra aparece bem ornamentada em ouro. São belas as jóias do Bazaar, e trazem essa importância por encontrarmos em todas as lojas tanto jóias reais com cristais swarovsk, quanto bijuterias, que são de uma beleza ímpar. Mas não só de jóias do maior bazar do mundo vive a Turquia.

Jóias Turcas8Istambul foi uma cidade reinada por inúmeros sultões que regeram durante anos em requintados palácios, com seus milhões de servos e suas milhares de esposas (concubinas). Esses palácios estão de pé até hoje em Istambul para contar a história desses sultões, a história da Turquia e dos famosos haréns.
Presentear os sultões com belas joias, ou acessórios cravejados de diamantes era quase que uma maneira de demonstrar respeito e gratidão pelo acolhimento no país ou do convidado ao palácio do grande regente local. E foram tantos os presentes que hoje é possível visitar salas bem vigiadas repletas desses nada singelos presentes.
As concubinas do harém também tinham direito as jóias.

Jóias Turcas16Jóias Turcas17Jóias Turcas15

Essas donzelas, chegavam de todo o lugar do mundo, eram egípcias, árabes, núbias, muito jovens cerca de 5 ou 6 anos de idade, eram muito bem educadas ao longo da vida e começavam como noviças, depois se tornavam concubinas do sultão aos 16 anos para depois se tornarem esposas. Muitas delas voltavam aos seus países de origem sem nem ao menos se tornarem esposas e voltavam para casa com uma recompensa enorme e muitas delas voltavam com inúmeras pedras preciosas que recebiam do sultão por ter se disponibilizado e entregado a sua vida pela vida do grande dono do país. Para muitas famílias, ter uma filha concubina era motivo de orgulho.
Jóias Turcas5Jóias Turcas2

Para combinar, não existe segredo. Como são peças étnicas, com apenas algumas jóias turcas dá para transformar o visual em um look cheio de atitude, tanto em ocasiões casuais ou em festas de luxo. Você pode combinar peças em looks monocromáticos ou esbanjar em combinações coloridas. E ainda, podem ser usadas misturadas a outros acessórios mais discretos, para não ofuscar o glamour das belezas turcas.

Jóias Turcas7Jóias Turcas14Jóias Turcas6

E ai, alguém já teve a oportunidade de visitar o Grand Brazzar? Se sim, nos conte sua experiência…

 

 

 

Untitled1 (2)

Share This:

1 thought on “Jóias Turcas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.