Alergia a Bijuterias!

Olá queridas leitoras! Coração

Imagina uma mulher super vaidosa e que adora se enfeitar com acessórios, brincos, colares e pulseiras, porém sente coceira, ardência e vermelhidão só de colocar uma peça. Triste né? Mas não deixe de usá-las por causa de alergia a bijuterias, ok?!

 

alergia a bijuteria 

O que causa a alergia?

Este tipo de alergia é também conhecida como “dermatite de contato” e é muito mais comum do que se imagina…

O problema geralmente é causado pelo NÍQUEL presente na bijuteria, e a única maneira de se livrar do incômodo é evitando o contato.

alergia a biju1Quando a bijuteria entra em contato com a pele, o corpo identifica o níquel como um corpo estranho e começa a produzir anticorpos. Dessa forma, aparecem a vermelhidão e o inchaço no local, que se não receberem os devidos cuidados podem se transformar em feridas.

Cerca de 10% das mulheres têm alergia ao níquel e esse é um dos metais usados para compor a liga de ouro, principalmente de ouro branco, além de muitas bijuterias. Entre as mulheres que têm orelha furada 20% desenvolvem alergia ao níquel.

Nos anos 90, foram feitos estudos e testes com o níquel e deles surgiu a Nickel Directive, válida para toda a União Europeia. A diretriz regula o uso de níquel em jóias e permite o máximo de 5% de níquel nas ligas para o ouro amarelo, pois os testes comprovaram que alergias não se manifestavam nesses casos, já que a quantidade fica muito diluída.

Nos EUA o “Níquel-Free” também é uma realidade na produção de jóias e bijuterias, mas infelizmente no mercado brasileiro de acessórios isso ainda não acontece.

Sintomas:

Uma pessoa alérgica tende a espirrar bastante quando em contato com a substância, assim como desenvolver coriza, ficar com os olhos vermelhos e lacrimejantes e com o nariz ou áreas do corpo coçando. As alergias também podem produzir sintomas mais graves como bloqueio da respiração e parada cardíaca, sendo estes mais frequentes, no entanto, em casos de alergias a medicamentos e alimentos.

O que fazer para evitar a alergia?

alergia a biju3Uma das receitas populares para evitar alergia a brincos e bijuterias é passar uma camada de esmalte incolor (de preferência hipoalergênico) para formar uma película protetora no acessório antes de usá-lo.

Esse truque funciona, mas temporariamente, além de correr o risco do esmalte causar outro tipo de alergia.

Uma boa alternativa é usar versões anti-alérgicas: Bijuterias e Semi-jóias com banho de Ouro, Rodium, Prata, aço cirúrgico ou jóia. Aqui na Penélope Acessórios você encontra várias opções de semi-jóias folheadas.

Se mesmo fazendo a substituição dos brincos e acessórios os desconfortos persistirem, peça para a dermatologista receitar alguma pomada anti-alérgica a base de anti-histamínico ou corticóides (mas Não se auto medique, hein!). Normalmente essas pomadas resolvem o problema, mas o importante é descobrir qual o produto te dá alergia para deixar de usá-lo.

Foi pensando nisso que a Alergoshop criou o NiControl, um kit que contém 2 substâncias especiais. Uma detecta a presença de níquel nos acessórios e a outra que isola o componente dos acessórios, não permitindo seu contato com a pele e a consequente minimização de ocorrência de reações alérgicas.

nicontrol2

 

Espero que esse post tenha ajudado de alguma forma…  😉

 

Fontes: http://www.adorojoias.com.br   by H.Stern

 

 

 

Tchau coração

Share This:

2 thoughts on “Alergia a Bijuterias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.